2.3.11

Energia fotovoltaica



Energia limpa, abundante e gratuita. Essas são as principais qualidades da energia fotovoltaica – energia solar convertida em elétrica –, que hoje já é realidade em vários países, como Alemanha, Japão, Estados Unidos, Itália, entre outros.
Aqui no Brasil, a energia solar é bastante utilizada para o aquecimento de água por meio de coletores solares, e a energia fotovoltaica só é utilizada em lugares muito específicos, como projetos ligados à área de pesquisa e desenvolvimento, pois o custo de instalação ainda é muito alto. Contudo, esse preço vem caindo consideravelmente nos últimos anos.
A eletricidade solar tem várias vantagens. Uma delas é que não há desperdício de energia por dissipação, pois ela é gerada onde é consumida. Em um país tropical como o Brasil, ela é excelente, já que quanto maior a incidência do sol, mais energia é produzida. No verão, podemos contar tranquilamente com ela para fornecer energia para o nosso ar-condicionado, sem poluir o meio ambiente e sem preocupação com gastos financeiros.
Em cobertura da conferência Cidades Verdes, realizada pelo O Globo Online em janeiro desse ano, o professor Felipe Café, especialista em energia solar e fontes alternativas, falou da relação entre os produtos que geram fontes renováveis de energia e o mercado. “A energia solar é a mais barata de todas. Um dos motivos é que o caminho dela até a nossa casa é o mais curto. (…) A energia da usina hidrelétrica ou termoelétrica está lá longe, cada vez mais, percorre um caminho caríssimo até a tomada”.
No mesmo evento, Rafael Kellman, especialista na área de energia e Doutor em Engenharia de Sistemas, aproveitou para mostrar como a energia fotovoltaica é interessante para a economia. Para ele, o Rio de Janeiro irá liderar a implementação dessa fonte energética no Brasil pois, no estado, a diferença de produtividade de energia solar no inverno e no verão é de apenas 20%.
De acordo com alguns estudos, a instalação de centros de geração com placas fotovoltaicas em alguns locais do planeta, como pontos da África, é capaz de abastecer todo o planeta. Já dá para ter uma dimensão do potencial da energia solar, não é mesmo?

Um comentário:

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.