10.12.10

Novidades marcam reunião dos coordenadores de dezembro

Novidades marcam reunião dos coordenadores de dezembro
09/12/2010


No dia 2 de dezembro, os coordenadores dos Fóruns Locais da Agenda 21 Comperj se reuniram, pela última vez no ano, no Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo. Todos os Fóruns compareceram ao encontro, que também contou com a presença da equipe de relacionamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
O trabalho começou com uma dinâmica chamada Café Mundial, para debater quatro temas específicos: Comitê Regional da Agenda 21 Comperj, Mobilização e Comunicação, Mecanismos de Financiamento e Site. No clima descontraído de um café, todos os presentes passaram pelas quatro mesas de debate, de forma a cada um poder conversar com o maior número possível de pessoas diferentes.
Entre os principais resultados, apareceram sugestões como: criação de um comitê regional para fortalecer os Fóruns Locais, priorização do trabalho de parceria para trabalhar mecanismos de financiamento dos Fóruns, organização interna para trabalhar a comunicação externa e a realização de uma oficina nos municípios para utilização do site do projeto como canal de integração. No final, foram criados grupos de trabalhos para encaminhar as ações de cada tema.

Outro momento que marcou o encontro foi o anúncio do lançamento da Agenda 21 de Teresópolis. O município foi o primeiro a publicar o documento e aproveitou a reunião para compartilhar a experiência com os demais membros. Leandro Coutinho, coordenador do Fórum Local, contou que o trabalho de comunicação foi fundamental. “Trabalhamos bastante a mídia para atrair a atenção da população. Lançamos o site da Agenda 21 de Teresópolis na imprensa, dei entrevistas. Aproveitamos todas as oportunidades”. Leandro também destacou a importância das parcerias. “Graças a uma parceria com o Hotel Alpina conseguimos um lugar para o evento. Bancamos o almoço no restaurante do hotel, com desconto, e eles nos cederam o centro de convenções”, disse o coordenador, que acrescentou ainda que a parceria com uma cervejaria local garantiu a produção de 1.000 ecobags.
Neste contexto, Leandro ressaltou também a importância da articulação com os poderes locais. “Mobilizamos as autoridades do município e chegamos até mesmo a convidar os prefeitos e representantes do poder público de outras cidades”. O coordenador reforçou a importância de se trabalhar visando o prazo e quis que Teresópolis fosse um parâmetro para os demais Fóruns. “Nosso objetivo foi fazer um primeiro evento em que tudo desse certo, para servir como exemplo para os outros municípios realizarem as suas cerimônias”.
Mas, o momento “celebridade” não se limitou apenas a Teresópolis. Todos os Fóruns tiveram a oportunidade de noticiar as novidades dos seus municípios. Cachoeiras e Saquarema, por exemplo, destacaram os eventos que realizaram, tendo o primeiro reunido cerca de 500 pessoas no abraço ao Macacu durante a Semana das Águas e o segundo realizado o I Seminário de Resíduos Sólidos. Já Itaboraí e Guapimirim apostaram em capacitação, através, respectivamente, da parceria com o Instituto Gênesis e a realização de um curso de capacitação em Plano de Ação dentro do próprio Fórum. Maricá e Niterói se dedicaram à reestruturação do Fórum, sendo que o segundo, assim como São Gonçalo, planeja uma ação solidária de Natal no município. Casimiro e Tanguá criaram grupos de trabalho sobre Habitação e Meio Ambiente, e Agenda 21 Escolar e Saúde Ambiental, respectivamente, estando o primeiro município trabalhando com o Conselho de Meio Ambiente e o segundo com a Secretaria de Educação. Magé também se aproxima mais do poder público, participando de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente e do INEA para aproximação com os Comitês de Bacias. Nova Friburgo segue com as parcerias e conseguiu, com a ajuda de colaboradores, participar do último encontro realizado pelo Prominp, no Sul. Já Rio Bonito ganhou o segundo lugar de um prêmio da revista Época com o projeto “Óleo e Vida”.
Esta edição do encontro de coordenadores deixou claro que o projeto Agenda 21 Comperj atinge uma nova etapa no seu processo. Com o estreitamento das parcerias, comunicação e a expectativa para o lançamento das Agendas, esta é a hora em que o trabalho em conjunto faz a diferença e mostra o amadurecimento das Agendas 21 Locais.
Os coordenadores receberam um relatório detalhado da reunião para ser divulgado a todos os membros dos Fóruns e a quem mais se interessar. Não deixe de se informar!
Estreitando o relacionamento
Desta vez, a reunião de coordenadores contou com a participação da equipe de relacionamento do Comperj. O grupo está se aproximando dos Fóruns para se integrar às discussões dos municípios que participam da Agenda 21 Comperj, o que possibilitará aos membros ter informações em primeira mão sobre o empreendimento. Todas as dúvidas sobre esta parceria serão esclarecidas em uma reunião especial a ser marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.